segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Ideologia

           
Esse movimento se opunha principalmente a hipocrisia, aos privilégios e as desigualdades sociais. Sua ideologia é baseada na liberdade e no “faça você mesmo”, embora nem todos os movimentos sigam o mesmo padrão. E eles divulgavam suas idéias através da musica.


Modo de se Manifestar


         
Normalmente as pessoas que participam desse movimento são jovens da periferia, que criam musicas simples e rápidas, com no máximo três acordes, que falam sobre os problemas sociais, como o desemprego, a guerra, a violência e as drogas, e é assim que eles se manifestam.

Videos e Músicas


A Botinada



Esse é um documentário que conta a história do Punk no Brasil na virada dos anos 70 para os 80 produzido por Gastão Moreira

Blink, All The Small Things



Letra:

All the small things
True care, truth brings
I'll take one lift
Your ride best trip
Always, I know
You'll be at my show
Watching, waiting, commiserating

Say it aint so, I will not go
Turn the lights off, carry me home
Na, na......

Late night, come home
Work sucks, I know
She left me roses by the stairs
Surprises let me know she cares

Say it aint so, I will not go
Turn the lights off, carry me home
Na, na......

Say it aint so, I will not go
Turn the lights off, carry me home
Keep your head still, I'll be your thrill
The night will go on,my little windmill

Say it aint so, I will not go
Turn the lights off, carry me home
Keep your head still, I'll be your thrill
The night will go on, the night will go on
my little windmill

 

Sex Pistols, Holidays In The Sun

 
Letra:
I don't wanna holiday in the sun
I wanna go to new Belsen
I wanna see some history
'Cause now i got a reasonable economy
Now I got a reason, now I got a reason
Now I got a reason and I'm still waiting
Now I got a reason
Now I got reason to be waiting
The Berlin Wall
Sensurround sound in a two inch wall
Well I was waiting for the communist call
I didn't ask for sunshine and I got World War three
I'm looking over the wall and they're looking at me
Now I got a reason, Now I got a reason
Now I got a reason and I'm still waiting
Now I got a reason,
Now I got a reason to be waiting
The Berlin Wall
Well they're staring all night and
They're staring all day
I had no reason to be here at all
But now i gotta reason it's no real reason
And I'm waiting at the Berlin Wall
Gotta go over the Berlin Wall
I don't understand it....
I gotta go over the wall
I don't understand this bit at all....
Claustropfobia there's too much paranoia
There's too many closets I went in before
And now I gotta reason,
It's no real reason to be waiting
The Berlin Wall
Gotta go over the Berlin Wall
I don't understand it....
I gotta go over the wall
I don't understand this bit at all...
Please don't be waiting for me

Restos de Nada, "Deixem-me Viver"





Deixem-me Viver

Estou sentado numa rua escuraRespirando minha própria solidãoVocês prenderam minha vidaMas minha alma nunca prenderão
Só por que estou aquiTenho que ser igual a você?Não quero ser um vegetalQuero que me deixem viver
Há muitas coisas pra eu conhecerNem posso estar junto a vocêNem posso aprender o que é amarNem me deixam viver
Tenho medo de olharNas latas de lixoPois dentro de uma delasEu posso me encontrar
Mas uma coisa vocês não vãoMe interferirSe não posso viverEntão vou me destruir
Deixem-me viver



Modo de se Vestir

Sua vestimenta era formada basicamente por calça jeans rasgadas, correntes, corte de cabelo moicano, colorido ou espetado, ou cabelo “Spike”, que era espetado dos lados, atrás e em cima, usavam também combinações aleatórias de lápis ou sombra nos olhos. Tinham o costume de usar jaquetas de couro com mensagens escritas nas costas. 


Como são vistos pela Sociedade

          Atualmente o punk é visto de forma errada, devido a publicação das brigas entre as gangues, através dos jornais, revistas e televisão, muitas pessoas ligadas a essa cultura, não querem se vestir de acordo com o movimento, por conta da imagem que a mídia fez sob esse movimento, de que os indivíduos pertencentes a esse movimento são agressivas e violentas.



          

Os Punks no Brasil


Banda "Restos de Nada"



O movimento Punk no Brasil surgiu no final da década de 1970. O grande precursor foi o guitarrista Douglas Viscaino, que fundou a banda Restos de Nada, esta foi primeira banda punk brasileira, que aconteceu em 1978. Depois disso gerou um monte de bandas com o mesmo molde, todas juntas formaram o movimento Punk.

Outros nomes de bandas da época: AI-5, Condutores de Cadáver, Cólera em São Paulo e Aborto Elétrico em Brasília. Suas principais músicas viraram uma espécie de hino para os punks e são consagrados até hoje.


Os Punks Hoje em Dia


        
Por volta de 77 o punk atingiu seu auge, quando era caracterizado pelo desprezo, pela sociedade e valorização da revolução das pessoas, tudo influenciado pelo fator industrial cultural.


Hoje o punk não é simplesmente um movimento, mas também um estilo de vida. Os punks podem ser encontrados na Galeria do Rock, pois é um ponto de encontro para essa e outras tribos, já que é um conjunto de lojas, onde você pode encontrar diversos artigos relacionados à cultura punk.


Por outro lado... o mundo passou a ser tão competitivo que os jovens são obrigados a pensar mais em si mesmos e no seu desempenho profissional.

Punk, uma tribo urbana


         O punk é considerado uma tribo urbana, mas o que são tribos urbanas? São jovens que se reúnem em grupos com os mesmos interesses, gostos e atitudes, ou seja, que se identificam com esse modo de vida. Muitas pessoas têm um olhar preconceituoso sobre as tribos urbanas, por não conhecerem aquele estilo de vida. Quando os integrantes de uma tribo se reúnem, eles se sentem pertencentes a um grupo, eles se reafirmam como tal. As tribos se diferenciam uma das outras pelo modo de se vestir e de agir, ou seja, cada tribo é única. Porem ao mesmo tempo em que um integrante de uma tribo é diferente de outro integrante de outra tribo, esse integrante é similar aos integrantes de sua tribo.



Diário de Campo

No sábados nós tivemos uma experiência frustrante, pois nos fomos para a Galeria do Rock e esperávamos encontrar pelo menos dois grupos de punks, mas acabamos não encontrando ninguém. Andamos pelas ruas e pela Galeria, perguntamos para as pessoas que trabalhavam lá, nos disseram que havia no segundo e terceiro andar, mas não havia e também disseram que a 4 anos atras era mais comum encontrar punks e que agora é muito mais difícil.






http://anarquiapunk.br.tripod.com/anarquiapunk/id1.html